quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Fatos marcantes na família Calespo


Meu tio João Oliveira, neto de Leonardo José da Luz e Josefa Maria da Encarnação, ficou viúvo, e casou com a filha de um viúvo chamado Justino, que também se casou com uma filha de meu tio João Oliveira. Cada um era genro e sogro do outro. E os filhos que nasceram desses casamentos eram netos e cunhados de cada um deles. Mais tarde, um filho de Justino se casou também com outra filha de meu tio João Oliveira, e passou a ser genro e cunhado dele, e concunhado do próprio pai.

Ostiliano José da Luz, neto de Leonardo José Luz, ficou viúvo, e casou com Maria, irmã de Elpídio José de Oliveira, bisneto de Leonardo José da Luz. Elpídio, por vez, se casou com Maria, filha de Ostiliano. Sendo assim, Elpídio ficou sendo genro e cunhado de Ostiliano, e Ostiliano era sogro e cunhado de Elpídio. Os descendentes deles estão aqui no Calespo.

Chama a atenção também o fato de cinco filhos de Brígido José de Oliveira terem se casado com cinco primas, filhas de Marciano José de Oliveira. Brígido e Marciano eram irmãos, filhos de José Manoel de Oliveira e Silvéria Maria da Encarnação, e netos de Leonardo José da Luz e Josefa Maria da Encarnação. Vamos aos casamentos: João casou com Antonia, Jorge casou com Teodora, Domingos casou com Maria, Manoel casou com Constantina, e Casimiro casou com Francisca.

Casimiro tinha se casado antes com sua prima Vitória, filha de Antonio Inácio Pereira e Felipa Maria da Encarnação. Ela faleceu nova. Ele ficou viúvo, e casou com Francisca, a caçula de Marciano. O autor destas linhas é filho de Casimiro e Vitória.
Vale a pena ler a história que foi publicada por mim dia 03 de agosto de 2009 no link seguinte:
http://pastordri.zip.net/arch2009-08-01_2009-08-31.html

Nenhum comentário: